18 de nov. de 2013

Um mundo de livros infantis

Boa notícia é saber que muitas publicações da nossa literatura infantil encontram-se em um só lugar, uma estrela que brilha numa praça em Nazaré, a Biblioteca Infantil Monteiro Lobato (saiba quem foi o escritor). Veja abaixo a opinião de Elaine Santos Sampaio e de Nélia Peixoto Santana,  frequentadoras da biblioteca.



Classificada como a maior coleção do gênero no nosso Estado e localizada na praça Almeida Couto, s/nº, em Nazaré, a Biblioteca Infantil Monteiro Lobato possui um acervo formado por 25 mil obras. Funciona também como espaço de cultura e lazer para crianças e adolescentes. Saiba como retirar livros emprestados, com a explicação de Orliel Santos, coordenador-geral da biblioteca:


Criada em 1950 e especializada para atender o público infantil em horários diversificados e especiais, a biblioteca tem dois pavimentos, distribuídos por 20 salas e ocupa uma área de aproximadamente 1.040 metros quadrados.

O bairro é testemunha da presença de inúmeras celebridades que lá residiram ou estudaram nos tradicionais Colégios Salesiano e Escola Estadual Severino Vieira. Defronte à biblioteca está o Hospital Santa Izabel, imóvel centenário que mantêm preservadas maravilhas arquitetônicas e peças artísticas dignas de serem contempladas, como gradis de ferro e clássicas esculturas.

Sala com acervo de Lívia Maria, que deu origem à biblioteca

A praça é ampla, limpa, fresca, e passear sob suas frondosas e centenárias árvores - inclusive um raro exemplar existente em nossa cidade de Baobá - completa a visita à biblioteca. Apesar disso, a praça é frequentada também por mendigos e usuários de crack.  Os pais devem ficar atentos, mas isso não chega inviabilizar a visita. 



Como tudo não é "só alegria", a biblioteca não possui estacionamento e guardar o carro não é tarefa fácil, necessitando um pouco de esforço, paciência e criatividade. Pode-se deixar o carro no Supermercado Bom Preço, efetuar uma pequena compra, sair tranquilamente rumo ao paraíso dos livros e, na volta, adquirir um picolé ou uma revista.

                                      
Para quem vai de ônibus, trafegam na avenida Joana Angélica, várias linhas que saem principalmente do Campo Grande e destinam-se a bairros próximos como Barbalho, Liberdade, Pero Vaz etc. Os acessos podem ser tanto pela Av. Joana Angélica como pelo bairro do Barbalho.

Sala dos gibis com amplo acervo de HQ. Fotos: Roberto Luiz

Para comer, além da lanchonete do supermercado Bom Preço, o visitante encontrará muitos ambulantes vendendo tradicionais produtos como acarajé, milho cozido, hotdog e pipoca, além de frutas. Para os maiores de idade, a cerveja e outros drinks incrementam o ambiente da praça nos finais de semana no período da tarde,  quando acontecem apresentações ao vivo  de grupos de seresta e samba ‘partido alto’.


Fonte de Matéria: Biblioteca Monteiro Lobato

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Programinha
Salvador
© Copyright 2012. Layout Grátis Personalizado por Cantinho do Blog.